Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

Utilizando o Mailtrap.io (Testes de Envio de E-mail)

Utilizando o Mailtrap.io

Mailtrap é uma ferramenta gratuita para testar envio de e-mails. Essa ferramenta é extremamente útil em ambiente local de desenvolvimento, porque o envio de e-mail fica centralizado e através da ferramenta é muito mais fácil analisar o conteúdo do e-mail.

Ao enviar um e-mail utilizando os dados do mailtrap.io no próprio painel da ferramenta é possível analisar os dados do e-mail, como por exemplo remetente, recipiente, corpo do e-mail, assunto e etc.

A vantagem de utilizar essa ferramenta ao invés de terceirizar isso para outra como por exemplo autenticar os envios com o Google é porque a configuração é extremamente simples e o processo de configuração é muito mais rápido.

Basicamente o trabalho é criar uma conta gratuito pegar os dados de autenticação do e-mail e fazer os envios de e-mails e testar o envio de e-mails em sua aplicação.

 

 

 

Utilizando o Mailtrap
O site oficial é www.mailtrap.io/, basta acessar e criar uma conta gratuita.

A conta gratuita é mais do que o suficiente para fazer testes de envios de e-mails. Se quiser algo mais complexo, para recursos mais avançados essa ferramenta também oferece alguns planos PRO, veja os preços.

O conta gratuita já dispõe de uma inbox, pode testar até 50 envios de e-mails (armazenamento do inbox), 2 e-mails por inbox. Porém não é possível testar filtros e etc, mas ainda sim é mais do que o suficiente para fazer os testes.

Agora que já criou o a conta o próximo passo é criar a caixa de entrada (Inbox) para testar os e-mails.
No campo “Inbox name” informe o nome, exemplo “especializati” e clique no botão “Create Inbox
Painel Mailtrap

OBS. Para o plano free pode ter apenas uma INBOX, se for testar múltiplas aplicações pode utilizar a mesma caixa ou contratar um plano PRO.

Clique na inbox criada para ver os detalhes da conta.

Na aba “SMTP Settings” tem os dados de acesso de configuração da conta, ou seja, os dados que você vai utilizar para colocar na sua app e testar os e-mails.
Inbox Mailtrap

Nessa inbox que foi criada basta copiar as informações da conta para testar os envios de e-mails, os dados são:
SMTP
Host: smtp.mailtrap.io
Porta: 2525
Usuário: 6f36b6b6c38a87
Senha: eafe6e22f1290d
TLS: tls

Na sua aplicação informe estes dados.

 

Agora para testar basta simples enviar um e-mail em sua aplicação e ver a mensagem com os detalhes ainda essa mesma página do Mailtrap.
E-mail Detalhes Mailtrap

Ao abrir o e-mail pode ver que tem diversos detalhes, como assunto, corpo do e-mail, remetente ([email protected]), quem recebeu ([email protected])

É possível ver o HTML do e-mail (HTML Source).
Tem uma guia para analise de dados (Analysis), essa aba é possível ter uma ideia se o e-mail vai para SPAMs e etc.

E claro, o e-mail não efetivamente enviado para o destinatário, a ferramenta dá uma visão geral de como será feita a entrega.

Enfim, essa é uma ferramenta de configuração extremamente simples, porém o uso dela é fundamental e torna o processo de testes de e-mails em ambiente de desenvolvimento muito mais agradável.

 

 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2019 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.