Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

Qual versão do Laravel 5.x escolher?

Qual versão do Laravel 5.x escolher

Se analisar o Laravel nota-se uma diversidade de versões (5.0, 5.1, 5.2, 5.3, 5.4, 5.5, 5.6 e 5.7, …, ou seja 5.x).

Em meio a tantas opções na maioria das vezes fica difícil decidir qual qual a melhor versão, qual escolher e etc. O objetivo desse artigo é exatamente desmitificar isso, e claro, lhe guiar para tomar a melhor decisão.

 

Qual versão do Laravel 5.x escolher?

Na maioria das vezes os desenvolvedores simplesmente escolhem a versão mais recente, talvez nem de forma consciente, mas sim involuntariamente ao criar uma nova instalação do Laravel:

composer create-project --prefer-dist laravel/laravel project-x

Dessa forma cria uma nova instalação do Laravel com a versão disponível mais recente.

Mas, será mesmo que essa é a melhor opção?

Esse questionamento é muito importante, e deve ser colocado na balança.

Talvez ao levantar esse tema outro questionamento pode surgir, como:

Existe algum versão do Laravel 5.x que é ruim?

Na minha opinião, Não!

A realidade é que cada versão o Laravel trás consigo inúmeros benefícios, o Laravel é marcado por sempre trazer features realmente consideráveis, e esse é um dos motivos do Laravel se consolidar cada vez mais como o melhor framework PHP de todos os tempos…

 

Quanto mais recente a versão mais recursos ela possui, e claro, melhor fica o desenvolvimento. Certo?

Em partes. Um ponto muito importante no momento de escolher uma versão é avaliar se ela é L.T.S., ou seja, se o tempo de suporte pra essa versão é longa. O Laravel atualmente possui 2 duas versões L.T.S, a 5.1 e a 5.5 (veja a tabela de versões L.T.S. do Laravel 5.x)

 

NOTA: Em resumo, uma versão L.T.S. significa que a equipe responsável pelo projeto Laravel irá dá manutenção, ou seja, corrigir eventuais bugs e falhas de segurança.

 

Ah, então é recomendado só usar a versão 5.1 ou 5.5?

Não existe certo ou errado, embora as demais versões não sejam L.T.S. isso não significa que sejam ruins ou não devem ser utilizadas.

Se você quiser criar um projeto com a versão 5.7 do Laravel, porque essa versão tem uma feature que vai te ajudar no seu projeto, tudo bem, pode usar sem problemas. O importante é sempre pegar o último release da versão (5.7.*), porque sempre que sair alguma nova atualização o comando deve ser usado para atualizar a versão do Laravel e pacotes, assim caso tenha saído alguma nova atualização que corrija alguma falha de segurança ou bug, o seu projeto já conterá essa atualização:

composer update

 
 

Por que o Laravel tem tantas versões?

Por incrível que pareça tem programadores que questionam o fato do Laravel ter muitas versões, e constantemente liberar novas.

Sempre respondo a esses questionamentos: qual é o problema?!?

Se os profissionais que trabalham no Laravel não lançarem novas versões, isso sim seria MUITO preocupante.

A realidade é que a cada nova versão só temos a ganhar, porque os novos recursos sempre visão ajudar, nós programadores.

 

Putz, acabei de criar/concluir um projeto com o Laravel 5.6 e já saiu a versão 5.7. Droga!!!
Não se irrite… se a nova versão realmente for útil pro seu projeto, basta simplesmente atualizar, veja como é simples fazer o Upgrade de versões (link: 5.6 => 5.7).

O Laravel sempre lança uma nova versão, que costuma ser 2 vezes por ano, no Laracon

 
 

Meu código Laravel tá desatualizado?

Putz, desenvolvi um grande projeto com o Laravel e está na versão 5.1 (LTS), será que meu código tá desatualizado?

É claro se comparar as versões vai passar essa impressão, mas, se você tem um projeto que roda bem na versão 5.1 e as novas features não são tão significativas ao ponto valer o esforço de atualizar, simplesmente deixe como está!

 

É claro que quanto mais nova a versão do Laravel melhor pra desenvolver, porque os novos recursos adicionados sempre agregam valor e reduzem o número de ferramentas externas (pacotes de terceiros) usadas pra desenvolver. Mas reforço, se tem um projeto que roda bem em uma determinada versão 5.x, e os recursos dessa versão já atende bem o que aquele projeto precisa, simplesmente mantenha o projeto como está! =D

 

Bom essa é apenas a minha opinião. 🙂

 

Qualquer dúvida já sabe, só deixar aquele comentário!

 

Abraços []’s

 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2018 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.