Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

Pré-requisitos Para Trabalhar com Laravel

Muitos programadores ao ver toda esse volume de pessoas trabalhando com laravel já querem partir pra cima e sair fazendo. Mas, o caminho não é bem por ai, pois existem alguns pré-requisitos que você deve se atentar antes de trabalhar com este incrível framework.

 

Laravel é um framework muito robusto e ao mesmo tempo simples de utilizar, e isso justifica todo o sucesso do mesmo. Mas, é importante que alguns pré-requisitos sejam atendidos antes de iniciar a jornada com este framework fantástico.

 

Abaixo listo alguns dos pré-requisitos, saiba que isso é apenas o mínimo de conhecimento necessário para trabalhar com framework PHP de alto nível como o laravel.

 

PHP Básico – Antes de tentar trabalhar com QUALQUER framework PHP nada mais lógico do que dominar no mínimo o básico da linguagem, sem nunca ter trabalhado com PHP nem chegue perto de um framework pois vai fazer besteira.

PHP OO – Tentar utilizar um framework sem antes dominar orientação a objetos é como tentar montar um carro pelo volante, você pode até conseguir, mas pode ter certeza que não ficar legal, e corre um grande risco de sofrer um grave acidente posteriormente. Antes de utilizar um framework saiba trabalhar com classes, métodos em classes, o que são atributos, visibilidade, métodos mágicos, traits, interfaces. Se não souber responder na ponta da língua o que cada um dos termos que mencionei significa é bom dá um revisada no bom e velho PHP.

PHP Composer – O gerenciador de dependências mais popular da atualidade. O composer ocupa um papel fundamental no laravel, pois é através dele que conseguimos instalar outros pacotes de terceiros e reaproveitar funcionalidades existentes de outros projetos. O composer ocupa uma importância muito grande neste cenário de frameworks. Veja o curso gratuito de composer da EspecializaTi neste link.

PHP Namespace – Outro ponto muito importante, é através dos namespaces que sabemos onde está cada item do nosso projeto, através do namespace de uma classe é que podemos ter ideia da funcionalidade da mesma. Outro ponto é que o laravel trabalha com PSR4, o que torna o uso de namespace indispensável.

[Recomendado] PHP PSR’s – São um conjunto de boas práticas para se trabalhar com PHP, é muito importante conhecer as PSR’s do PHP para conseguir desenvolver projetos minimamente dignos.

[Recomendado] PHP MVC – O laravel tem uma estrutura de MVC muito impecável em todos os aspectos, é interessante saber o que são controllers, o que são models e o que são views.

 

Ter o domínio destes conhecimentos pode te ajudar a aprender um framework de maneira muito mais rápida e seus resultados serão bem melhores, e claro, irá te evitar muita dor de cabeça.

 

Espero ter esclarecido, qualquer dúvida ou sugestão pode comentar abaixo. Pode ter certeza que lerei comentário por comentário.

 

Abraços []’s

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2019 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.