Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

PHP PSRs?

PSR é o acrônimo para PHP Standards Recommendations (que em português pode ser traduzido para: Recomendações de padrões para PHP).

Pelo próprio nome já dá para ter uma ideia do isso significa, nada mais é que um manual de recomendações para o desenvolvimento com PHP. Ou seja, as PSRs tem o objetivo de definir padrões de códigos para que a comunidade siga e aplique as boas práticas da linguagem.

Quem mantém e define estes padrões é a PHP-FIG, que conta com uma comunidade de programadores dispostos a trabalhar e definir os padrões da linguagem.

Os profissionais que votam para definir estes padrões são sempre pessoas que trabalham em grandes projetos de softwares (Zend, Cake, Laravel, Drupal, IBM, Yii e etc). Se você quer conhecer os membros da PHP-FIG pode acessar este link aqui.

 

NOTA

É muito importante que antes de sair criando códigos em PHP e abrir a boca para dizer que é programador(a) PHP saiba antes desenvolver códigos que atenda as PSR’s.

As PSRs definem RECOMENDAÇÕES e você não é obrigado a seguir, porém ignorar essas recomendações você vai abrir mão da qualidade e padronização de seus códigos PHP.

 

Estágios das PSRs

As PSRs são enumeras de 0 a 17 (este número pode aumentar com o tempo) e cada número define um padrão diferente. E existem alguns estágios para as PSRs para você seguir ou não. Vamos aos estágios.

Se acessar este link vai notar que existe basicamente 4 estágios.

Accepted – PSRs aceitas, ou seja, você deve seguir as PSRs neste estágio quando for desenvolver seus projetos em PHP.

Review – Não deve seguir, porque está sendo revisada e será definido os padrões ainda.

Draft – Está em projeto ainda, ou seja, ainda é a ideia. Os padrões para as PSRs neste estágio ainda serão definidas através de votação dos membros responsáveis.

Deprecated – Descontinuada. As PSRs neste estágio não deve mais ser seguidas. Normalmente quando tem uma PSR neste estágio é porque existe outra aprovada que substitui os antigos padrões desta. Neste estágio temos a PSR-0, que é uma PSR para autoload de arquivos e classes no PHP, essa PSR foi descontinuada porque a sua sucessora a PSR-4 é melhor.

 

Todas as PSRs em estágio de accepted é importante que você leia e aplique.

Ao contrário do que se pensa as PSRs não existem para dificultar a vida de nós programadores, muito pelo contrário, elas existem para definir padrões e facilitar a integração e interpretação de códigos com diferentes programadores.

Na minha opinião as PSRs mais importantes são as PSR-1, PSR-2 e PSR-4. Embora muito simples são essenciais para manter a qualidade dos códigos, são padrões muito simples porém muito úteis.

 

Por onde começar?

Se você quer aprender sobre as PSRs e saber como adequar os códigos a estes padrões tenho uma série 100% gratuita onde ensino como trabalhar com as PSRs do PHP, você pode acompanhar neste link.

 

Espero que tenha te ajudado a entender o que são as PSRs! 🙂

 

Abraços []’s

 

 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2019 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.