Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

O que é Kotlin?

O que é Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação, desenvolvida pela gigante JetBrains.

Embora poucos saibam disso, Kotlin não é uma linguagem de programação tão jovem assim, foi criada em 2011 pela JetBrains, que é uma empresa muito famosa pelas suas incríveis IDEs (algumas pagas).

A linguagem ficou mundialmente conhecida em 2015 quando a Google anunciou que Kotlin seria a nova linguagem para desenvolvedores Android, e mais do que isso, seria a linguagem padrão para desenvolvimento de apps Android.

Algo que desperta muito a atenção no primeiro contato com a linguagem Kotlin é a sua simplicidade, a linguagem trouxe muitas novidades bastante interessantes e mesmo assim conseguiu manter a simplicidade da programação funcional (detalharei mais sobre as novidades da linguagem em um próximo artigo).

 

Funcional

Um dos modelos de programação que mais vem ganhando força é a programação funcional. Embora a linguagem Kotlin seja orientada a objetos, ela usa conceitos funcionais como lambda, colections entre outras coisas.

 

Interoperável

Algo que a equipe que desenvolveu a linguagem Kotlin levou muito a sério é a questão da “compatibilidade” com o Java. A ideia na verdade da linguagem não é substituir drasticamente o Java, mas sim, trabalhar em conjunto com a linguagem da Oracle. Até é possível criar aplicativos com códigos misturados (mistos), usando bibliotecas feitas em Java no Kotlin.

 

Tempo de aprendizado

Outra característica marcante da linguagem Kotlin é a simplicidade, e isso ajuda muito no processo de aprendizado, tornando a curva de aprendizado muito mais rápida.

 

Java vs Kotlin

É impossível dentro do cenário de desenvolvimento mobile para Android falar do Kotlin sem fazer um paralelo ao Java. Algo muito notável na linguagem Kotlin é possível fazer mais coisas escrevendo menos código.

 

Expectativa

Aqui deixo uma impressão pessoal sobre a visão que tenho do Kotlin, acredito que por conta da bênção que recebeu da Google, pelos recursos que a linguagem oferece, e especialmente pela simplicidade, acredito que a linguagem em pouco tempo se tornará a principal linguagem para desenvolvimento de aplicativos para Android, e assim como o linguagem Swift (da Apple) terá uma curva de crescimento e aceitação muito rápida.

 

Qualquer dúvida só deixar aquele comentário! 🙂

 
Abraços []’s
 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2018 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.