Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

Frameworks PHP, usar ou não?

Esse é um assunto muito importante e que ainda levanta muitas dúvidas nas comunidades de desenvolvedores.

 

Quando o assunto é framework’s sempre surge aquela dúvida, usar ou não?

Particularmente tenho um posicionamento muito bem definido a respeito disso. Acredito que sim, usar framework’s para o desenvolvimento é muito importante. Já que, um framework te oferece uma estrutura muito bem definida e testada para você trabalhar. E com o auxílio de um framework é possível entregar soluções complexas em período de tempo muito menor.

Independentemente do tamanho do sistema recomendo sempre que possível utilizem um framework para desenvolvimento de suas aplicações. Ainda não está convencido sobre uso framework’s? Nas próximas linhas vou listar algumas vantagens para te convencer.

 

VANTAGENS

QUALIDADE Por utilizar um framework já testada e aprovada, é natural que a qualidade dos seus sistemas também sejam altos. É claro que é de extrema importância saber escolher um framework que já segue estes princípios.

SEGURANÇA Um framework por si só não garante que suas aplicações serão seguras, porém um bom framework oferece recursos que podem garantir a integridade de suas aplicações.

LIBERDADE Um bom framework te dá liberdade para desenvolver suas próprias bibliotecas e pacotes. Um bom framework não é engessado, ele te permite desenvolver as suas próprias bibliotecas.

DOCUMENTAÇÃO Uma das maiores vantagens de se utilizar um framework é a documentação. Normalmente softwares privados são mal documentados, já um bom framework é muito bem documentada.

FÓRUNS E GRUPOS DE DISCUSSÃO Particularmente tenho muito preconceito contra fóruns, porém quando o assunto é framework, minha opinião é outra, já que, em alguns momentos durante o desenvolvimento é natural passar por alguma dificuldade, neste momento basta recorrer ao fórum do framework, que provavelmente alguém também passou pelo mesmo problema e encontrou a solução.

EFICIÊNCIA Quando utiliza um bom framework, é natural que suas aplicações fiquem mais eficientes, mais estáveis e mais organizados. O que torna isso possível é o simples fato de se trabalhar com ótimos padrões de projetos.

 

Por onde começar?

Se você nunca trabalhou com frameworks PHP, tenho um passo a passo para você. Tenho um treinamento GRATUITO com mais de 30 aulas, para você trabalhar com o framework Laravel, este é o framework mais popular da atualidade, os seus recursos são incríveis, avançados e simples de aplicar.

[Clique Aqui] Curso Gratuito de Laravel

Abraços []’s

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2019 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.