Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

Dois sentimentos que TODO desenvolvedor deve sentir

Dois sentimentos que todo desenvolver(a) deve sentir

Antes de iniciar o texto pretendo deixar claro que essa é minha visão particular desse assunto, deixo nesse texto minha opinião do que realmente acredito.

Revisando alguns códigos antigos que havia escrito há alguns anos atrás (cerca de 4 anos), eu senti muita vergonha enquanto linha, só de imaginar que era eu quem escreveu aquilo me deu muita vergonha.

Tinha gambiarra?
Não necessariamente, mas não seguia as melhores práticas existentes na atualidade. E principalmente, se comparar aquele código com os que consigo fazer hoje nem parece que foi a mesma pessoa fez o mesmo trabalho.

Mas, sinceramente por mais ruim que seja analisar um código antigo e sentir vergonha, ou pensar “poderia ter feito de X forma, teria ficado melhor” é revisar um código antigo e nenhum sentimento ruim aparecer…

Digo isso com a mais profunda certeza que se algo não lhe despertar no momento de analise de algum código antigo, tem algo errado com você. Ou, porque você simplesmente não se atualizou (péssimo!), ou porque você não tem auto senso crítico suficiente para enxergar os próprios erros.

Uma realidade no mundo do desenvolvimento é que tudo é muito variável, nem mesmo o código ou a tecnologia que usou há 5 anos atrás está atualizada para os dias de hoje. Todos os dias surgem novas linguagens de programação, novas tecnologias e novas alternativas para nos ajudar a desenvolver cadas vez de forma mais produtiva.

Pensar em código é pensar em inovação, é buscar algo melhor e transcender o que já era bom em busca de um crescimento continuo de habilidades.

E sabe quais são os dois sentimentos que você deve sentir ao revisar algum código antigo?
Vergonha e Orgulho!

Vergonha, porque se comparar o que você fez com o que consegue fazer atualmente, deve sentir vergonha, por imaginar que conseguiu fazer algo daquela maneira…

Orgulho porque sentiu vergonha, sim isso mesmo! Porque se despertou esse sentimento isso significa que você evoluiu, significa que você não é mais o mesmo(a), significa que você é um desenvolver(a) que busca o novo, que tem raça e busca se aprimorar a cada dia que passa. E sinceramente esse é um grande sentimento!

 

Por hoje é isso, essa é minha opinião.

Qualquer dúvida já sabe, só deixar aquele comentário! 🙂

 

Abraços []’s

 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2018 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.