Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

7 motivos para aprender PHP em 2018

7 motivos para aprender PHP em 2018

Que o PHP é uma linguagem realmente muito agradável, isso é indiscutível. Muitos fatores justificam toda a popularidade do PHP há tantos anos, e neste artigo vou levantar alguns tópicos, e justificar porque ainda vale muito a pena aprender PHP.

 
 

Linguagem muito popular

Já faz alguns anos que o PHP se sustenta como uma das TOP linguagens de programação, tanto em recursos quanto em popularidade, o PHP desde que ficou popular nunca mais saiu do TOP 5 entre as linguagens mais utilizadas, e certamente vai se sustentar neste ranking por vários e vários anos ainda.

Uma das vantagens de trabalhar com uma linguagem popular é porque isso torna mais rico o número de recursos disponíveis, e também a quantidade de pessoas dispostas a ajudar, e claro, consequentemente o número de tutoriais e artigos disponíveis é outro fator excelente para a linguagem.

 
 

Muito utilizado em grandes projetos

Como o PHP tem uma base sólida desde a versão 5 (que trouxe definitivamente todos os recursos da O.O.) isso tornou o desenvolvimento mais agradável, e consequentemente atraiu grandes empresas, o resultado disso é que temos inúmeros projetos em PHP, inclusive projetos muito grandes com a linguagem.

Embora o PHP seja amplamente utilizado em projetos pequenos, como sites, blogs e etc, é uma linguagem muito utilizada em grandes empresas, inclusive multinacionais, algumas empresas utilizam a linguagem como base para seus produtos externos, e em outros casos a linguagem é utilizada para o desenvolvimento de funcionalidades internas, como intranets por exemplo.
E também vale ressaltar que a quantidade de oportunidades (vagas) disponíveis para ótimos profissionais PHP é bastante alta.

 
 

Linguagem muito simples e cheia de opções disponíveis

Um dos pontos mais favoráveis a linguagem do PHP é que tem uma sintaxe extremamente simples e amigável, e isso torna o processo de aprendizado muito mais produtivo e rápido.

Sem contar que o PHP é repleto de opções disponíveis, desde tutoriais muito bons, até fóruns com discussões de temas atuais.

 
 

Muitos recursos de alto nível pronto

Sabe aquele termo “não precisa recriar a roda, ela já existe!“?
Então, essa parábola pega muito bem ao PHP, porque como a comunidade do PHP é muito grande, existem ótimos profissionais que se dispõe e criam soluções (pacotes) e disponibilizam, e claro, isso ajuda muito, porque não precisa ficar recriando tudo do zero novamente, muitos recursos de diferentes seguimentos já estão prontos e testados, basta simplesmente desfrutar em seus próximos projetos com PHP.

 
 

Linguagem com atualizações consideráveis

Diferente de outras linguagens que apenas recebem releases, o PHP passou por grandes transformações nos últimos anos (nem todos os “profissionais” acompanharam o ritmo da linguagem).

A versão 5 do PHP realmente revolucionou a linguagem, e a colocou no topo novamente.

E em 2015 o PHP foi todo reescrito, e foi lançado a versão 7 do PHP, que tornou a linguagem muito mais rápida, ou seja, códigos PHP em alguns casos podem ficar até 9 vezes mais rápidos, devido a essa última versão. Sem contar que está sempre recebendo novos releases consideráveis, o que torna o processo de desenvolvimento ainda mais amigável e menos desgastante.

 
 

Fácil integração com outras tecnologias

O PHP dispõe de recursos que permite facilmente integrar com outras tecnologias.

A linguagem conta com recursos próprios para comunicação com APIs externas, tanto comunicação quanto disponibilização de recursos.

O PHP dispõe de funções e classes para trabalhar com as principais tecnologias de integração, como json, CURL, soap e etc.

 
 

CMS e Frameworks de Ponta

Outro fator favoráveis ao PHP é o fato de ser muito rico em CMS (gerenciados de conteúdos) e Frameworks.

O PHP tem disponível um número incontável de CMS, e ainda é muito conhecido por ter o CMS mais popular do mundo, o WordPress. O WordPress é tão utilizado porque permite mesmo uma pessoa leiga em programação utilizar essa ferramenta, porque já conta com recursos visuais que facilita muito a utilização.

Um outro ponto que ajuda a manter o PHP sempre em ponta é a quantidade de Frameworks disponíveis, e mais do que isso a qualidade.

Entre todos os inúmeros frameworks disponíveis hoje, o PHP conta com o Laravel, que é o Framework mais utilizado no mundo, esse Framework elevou o nível e o formato como profissionais desenvolvem com PHP, dando uma base sólida e de altíssimo nível para quem deseja criar aplicações de grande porte com PHP.

 
 

Por hoje é isso, neste artigo listei apenas 7 motivos porque vale muito a pena aprender PHP, claro que tem muito mais motivos.

E se você quer entrar para esse mundo do PHP e criar aplicações web em altíssimo nível, conheça nossa lista de cursos sobre PHP na Academy (clique aqui).

PS. Não esquece de deixar aquele comentário! 🙂

 

Abraços []’s

 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2018 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.