Blog EspecializaTi
Carlos Ferreira Por: Carlos Ferreira Comentar

7 Motivos para Aprender JavaScript em 2018

7 motivos para aprender JavaScript em 2018

No artigo de hoje vou levantar 7 das principais razões pelas quais justifico porque você deve aprender JavaScript, ainda em 2018. Então vamos a lista dos 7 principais motivos.

 

1 – Linguagem muito popular

Desde o surgimento do Node.js que levou o motor V8 do Chrome para o servidor, o JavaScript voltou ao patamar das linguagens mais utilizadas, e está em constante processo de popularidade, ou seja, a cada dia que passa mais programadores aderem o uso do JavaScript no seu dia a dia.

Essa popularidade da linguagem é excelente, porque com grande foco nessa linguagem, e muitos profissionais envolvidos, todos os dias surgem novas opções de recursos, o que torna a linguagem cada vez mais amigável de trabalhar.

 
 

2 – Muitas opções de Frameworks

Sem dúvidas JavaScript é a linguagem com o maior número de Frameworks disponíveis (enquanto você lia mais um Framework JS surgia :P).

Algumas pessoas questionam muito isso, porque gera um overload de opções, mas, a realidade é que isso não é ruim, muito pelo contrário, quanto mais opções melhor.

É claro que você não precisa aprender todas as opções disponíveis (impossível), mas, você pode escolher as melhores (mais populares) e dominar, com o intuito de elevar o seu valor no mercado.
Entre todas as opções de Frameworks JavaScript, recomendo Angular, React e Vue.js (em especial o Vue.js, o mais simples).

 
 

3 – Linguagem Ganhando Ainda Mais Popularidade

Poucas linguagens na atualidade estão em tão grande evidência quanto o JavaScript, com as mais recentes atualizações o JavaScript saiu de uma linguagem que roda apenas no Browser para praticamente todos os locais.

 
 

4 – Sintaxe Simples

Uma das características mais marcantes do JavaScript é que é uma linguagem muito simples, com uma sintaxe muito amigável e fácil de aprender. Além de dispor de diferentes formas de desenvolver, que vai desde a orientação a objetos até o paradigma da programação funcional.

 
 

5 – Constantes Evoluções

É das linguagens com o maior número de atualizações consideráveis que existem. A cada nova versão da linguagem (ES5, ES6 e ES8) novos recursos são adicionados, novos métodos de desenvolvimento são introduzidos, e principalmente a cada nova versão a simplicidade aumenta ainda mais. E atualmente com este grande foco no JavaScript a tendência que as atualizações sejam cada vez mais constantes e melhores.

 
 

6 – Muitos Recursos Disponíveis

Assim como toda linguagem de programação popular o JavaScript não podia ser diferente, existem milhões de opções de recursos prontos, pra ajudar programadores dessa linguagem terem mais produtividade.

Com o grande número de ótimos profissionais que trabalham com a linguagem o que não falta é pacotes com funcionalidades prontas pra ajudar a criar aplicações de forma mais produtiva.

 
 

7 – Multi Plataforma

Outra evolução importante do JavaScript é que atualmente a linguagem se tornou multi plataforma, a linguagem não se limita mais em rodar apenas no Browser, mas, hoje roda como aplicativos desktop, como aplicações mobile Híbridas, e claro, no servidor com Node.js

 

Eae, o que achou do artigo, concorda? Acha que esqueci algo? Deixa o seu comentário! 🙂

 

Se você quer aprender JavaScript recomendo que conheça os nossos cursos, super atualizados: Academy JavaScript

 

Abraços []’s

 

Carlos Ferreira

Sobre o Autor:

Carlos Ferreira

Carlos Ferreira é Analista de Sistemas Experiente, Empreendedor, Fundador da empresa EspecializaTi. Certificações: Comptia Linux +, LPI, Novell Certification.

Todos os direitos reservados © 2018 - EspecializaTi. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo.